Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas

    22/05/2025

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 24
    EM DESTAQUE
    • Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»SHOPPING»Surdos enfrentam barreiras de comunicação nos shoppings
    SHOPPING

    Surdos enfrentam barreiras de comunicação nos shoppings

    06/11/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Com a chegada do final do ano, inicia-se a aguardada temporada de compras, em que milhões de brasileiros vão em busca de presentes, roupas e produtos para as celebrações. Os shoppings, que se tornam ainda mais movimentados durante essas datas comemorativas, são locais de lazer, compras e entretenimento. No entanto, para pessoas surdas, essas atividades frequentemente vêm acompanhadas de barreiras de comunicação, que dificultam ou até mesmo impedem a interação com vendedores, a compreensão de promoções e o acesso a informações básicas sobre produtos e serviços.

    Para pessoas surdas, pedir um lanche nos shoppings, por exemplo, pode ser um desafio desgastante, devido à falta de menus acessíveis em Libras. Nos cinemas, a falta de sessões adaptadas impede que pessoas surdas aproveitem plenamente dos filmes. Em situações de emergência, a falta de avisos visuais coloca essas pessoas em risco, destacando a necessidade de sistemas de alerta acessíveis. Quando precisam tirar dúvidas sobre produtos, a escassez de atendentes treinados em Libras ou de sistemas informativos visuais limita sua autonomia e compreensão, tornando o processo de compra difícil e, às vezes, inviável.

    Embora tenham ocorrido avanços na inclusão, a maioria dos shoppings ainda falha em oferecer recursos essenciais para pessoas surdas. Seja por falta de atendentes capacitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou pela ausência de totens e tecnologias de assistência, a experiência de compra de pessoas surdas continua sendo marcada por dificuldades que podem e devem ser evitadas.

    “Ao deixar de oferecer essas opções, os shoppings excluem uma parcela significativa da população, que merece e tem o direito de viver uma experiência de consumo de maneira digna e respeitosa. Os administradores das empresas precisam entender que oferecer acessibilidade não é um favor, mas sim uma obrigação. E mais, ter a chance de mostrar que são locais acolhedores para todos os públicos e que respeitam a Lei de Acessibilidade 10.436”, comenta Cleber Santos, CEO do Helpvox Connect, empresa brasileira que desenvolve produtos com alta tecnologia voltados à inclusão.

    As soluções para a falta de acessibilidade existem e, dentre elas, vale destacar a presença de totens informativos com tradução automática em Libras, a criação de uma sinalização clara e inclusiva, além do treinamento de funcionários para atender pessoas surdas. Esse são apenas alguns passos que os shoppings podem implementa para respeitar um direito previsto pela legislação brasileira de acessibilidade.

    Nos últimos anos, alguns shoppings em São Paulo engajaram-se em iniciativas para tornar a experiência de compra mais inclusiva e acessível para a Comunidade Surda. Em setembro deste ano, o Raposo Shopping, na zona oeste de São Paulo, realizou em parceria com a Helpvox Connect uma oficina de Libras destinada a funcionários do empreendimento e clientes interessados em aprender a língua. Outro exemplo de ação inclusiva ocorreu no Shopping Center Norte, na zona norte de São Paulo, que em 2020 ofereceu aos clientes uma Central de Atendimento em Libras, instalada estrategicamente para atender as necessidades das pessoas surdas. A mesma atividade inclusiva foi uma aposta do Shopping Center Vale, em São José dos Campos (SP), durante a Surdolimpíadas, promovida em 2021.

    “Essas ações mostram que o investimento em acessibilidade beneficia tanto a comunidade surda quanto os próprios estabelecimentos, que ampliam sua base de clientes e reforçam sua imagem como espaços acolhedores e inclusivos”, diz Santos.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    KEYLA RAMOS ASSUNCAO
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    SESC inaugura Central de Relacionamento Itinerante (CRI) no Raposo Shopping

    27/11/2024

    Colormaq traz vantagens imperdíveis na semana de encerramento da Black Color

    27/11/2024

    6 dicas para um consumo consciente na Black Friday

    27/11/2024
    EM DESTAQUE

    Prótese de silicone aumenta o risco de câncer de mama? Mitos e verdades sobre a doença

    22/10/20240

    Associações do setor produtivo da saúde assinam manifesto pela autonomia das Agências Reguladoras

    22/11/20240

    Naty Varga e Polly Persch são as novas apresentadoras do Papo de Pijama

    18/09/20240

    Javier Milei, entre Conan e Macri 

    19/12/20230

    Yoga para emagrecer? Especialista explica efeitos da prática na perda de peso

    09/03/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.