Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, maio 21
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»SAÚDE»Webinar discute o novo exame de sangue para o Alzheimer
    SAÚDE

    Webinar discute o novo exame de sangue para o Alzheimer

    12/12/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A ABRAz Regional São Paulo e o Grupo Fleury convidam os médicos para o Webinar ‘Biomarcadores séricos: Realidade presente ou futuro?’, que abordará o novo teste de sangue que pode auxiliar no diagnóstico ou exclusão da doença de Alzheimer. O evento contará com a presença de especialistas no assunto, que irão apresentar os aspectos técnicos do exame, bem como discutir casos clínicos.
    O webinar, exclusivo para médicos, ocorrerá no dia 12 de dezembro às 20 horas, no formato on-line e gratuito, na plataforma aulasfleury.com.br. O tema será debatido entre a geriatra, Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer Regional São Paulo (ABRAz-SP); o neurologista, Aurélio Pimenta Dutra, coordenador médico do Setor de Liquor do Fleury; o neurologista, Fábio Porto, diretor científico da ABRAz da Regional São Paulo e do consultor médico sênior da equipe de Neurorradiologia do Fleury, Leandro Lucato.   
    O teste de sangue PrecivityAD2™, oferecido exclusivamente pelo Grupo Fleury, detecta proteínas que indicam a formação de placas amiloides no cérebro, um dos sinais da doença de Alzheimer. Esse exame é menos invasivo e mais simples do que outros métodos que envolvem punção lombar ou exames só disponíveis em grandes centros como a cintilografia. Além disso, ele pode ajudar a descartar a doença de Alzheimer em casos de sintomas semelhantes causados por outras condições tratáveis, como depressão e apneia do sono ou diferenciar de outros tipos de demência.
    O diagnóstico precoce da doença de Alzheimer é fundamental para o planejamento terapêutico e o acompanhamento dos pacientes, pois pode melhorar o prognóstico e a qualidade de vida. Segundo a geriatra Celene Pinheiro, presidente da ABRAz Regional São Paulo, o teste de sangue é uma ferramenta importante que se soma aos demais critérios diagnósticos do Alzheimer. “Ele tem a vantagem de ser feito pelo sangue, menos invasivo, mais acessível e que pode ser feito em várias partes do Brasil e enviado ao Fleury. Com isso democratiza-se o acesso à saúde”, afirma.
    O exame de sangue pode ajudar a identificar a doença de Alzheimer em pessoas com sinais de comprometimento cognitivo, por meio da detecção e mensuração das proteínas no plasma que estão relacionadas com as placas amiloides cerebrais, que são uma das principais causas da doença. Assim, pode-se indicar se há ou não a presença dessas placas no cérebro, facilitando o diagnóstico médico.
    O teste foi desenvolvido pela C2N Diagnostics, uma empresa especializada em tecnologias laboratoriais ultrassensíveis, que garantem uma alta precisão dos resultados.
    “O novo exame de sangue para o diagnóstico da doença de Alzheimer é uma peça importante no arsenal de exames que podem ajudar no diagnóstico precoce da doença. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais eficaz o tratamento”, afirma Fábio Porto, diretor científico da ABRAz da Regional São Paulo.

    Alzheimer no Brasil
    No Brasil, cerca de 1,7 milhão de pessoas com 60 anos ou mais sofrem de demência, o que corresponde a 5,8% dessa faixa etária. Além disso, 2,2 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais apresentam algum comprometimento cognitivo, mas não chegam a ter demência. Essa parcela representa 8,1% da população do país.
    Esses dados são do estudo Brazilian Longitudinal Study of Aging (ELSI-Brazil), que foi realizado em 70 municípios de todas as regiões do país, abrangendo áreas urbanas e rurais. A amostra incluiu 5.249 participantes com mais de 60 anos de idade, classificados como tendo função cognitiva normal, comprometimento cognitivo não demência e demência.
    O estudo também mostra que apenas 1,2% da amostra selecionada tinha um diagnóstico prévio de demência. Isso significa que a doença é subdiagnosticada no Brasil. A realidade da prevalência é maior. “Infelizmente, a maioria das pessoas com demência são diagnosticadas em estágios mais avançados da doença e perdem a oportunidade de beneficiar das intervenções disponíveis, bem como se preparar para o futuro”, diz Celene Queiroz Pinheiro, porta-voz e presidente da ABRAz-SP.
     

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Como aliviar a tosse?

    08/12/2024

    Como é feita a cirurgia de catarata?

    08/12/2024

    Por que homens têm dificuldades em buscar tratamentos de saúde?

    28/11/2024
    EM DESTAQUE

    PM de SP prende grupo suspeito de estelionato com 58 cartões bancários em São Vicente

    06/03/20240

    Körber Supply Chain lança soluções tecnológicas

    10/04/20240

    Dia dos Namorados: economize com um jantar romântico em casa

    07/06/20240

    Adeus às senhas: biometria facial avança para combater fraudes e cibercrimes

    17/07/20240

    Iman Shervington estreará como Musa da Em Cima da Hora no carnaval 2025

    03/10/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.