Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    Facebook X (Twitter) Instagram
    domingo, julho 6
    EM DESTAQUE
    • Lalo Salamanca vs Gus Fring Uma Análise do Confronto Mais Tenso da TV
    • Floripa: As 10 Melhores Praias e o Que Fazer na Ilha da Magia
    • Magnésio o mineral milagroso que seu corpo precisa
    • As 10 comidas típicas de Minas Gerais que você precisa experimentar
    • Microlearning por que aprender em pílulas de conteúdo é o futuro
    • 5 Softwares de Gestão Agrícola Que Vão Transformar Sua Fazenda
    • Os 7 erros que todo tenista iniciante comete e como evitá-los
    • É Possível Aumentar a Memória RAM do Notebook Descubra Como
    Visão NacionalVisão Nacional
    CONTATO
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»O Brasil está preparado para ter uma infraestrutura de veículos elétricos?

    O Brasil está preparado para ter uma infraestrutura de veículos elétricos?

    27/02/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Recentemente, tive uma conversa intrigante sobre a crescente importância das redes de recarga de veículos elétricos e o papel das montadoras neste cenário. No Brasil, por exemplo, os usuários de carros enfrentam desafios significativos, como filas e carregadores frequentemente fora de operação. Essa situação não é exclusiva do Brasil – é uma realidade em várias partes do mundo. 

    Ao mesmo tempo, muitos culpam a fabricante BYD, que atualmente é a marca que mais vende carros elétricos no país pela falta de investimento na estrutura de recarga. Historicamente, as montadoras de carros a combustão não investiram em postos de gasolina, levantando, assim, a seguinte questão: as montadoras de veículos elétricos devem adotar uma abordagem diferente?

    Quando olhamos para a experiência nos Estados Unidos, a situação não é muito diferente. Usuários de veículos elétricos “não-Tesla” frequentemente se deparam com problemas na rede da Electrify America – empresa líder em carregamento rápido de veículos elétricos (EV) “não-Tesla” – como filas e equipamentos defeituosos. Isso levou a uma mudança radical do mercado ao qual várias montadoras decidiram adaptar seus veículos para usar a rede de recarga da Tesla, reconhecendo a eficiência e a confiabilidade superior dessa rede.

    Isso porque, a Tesla, ao perceber que a adoção de veículos elétricos depende fortemente de uma boa experiência – e vendo a falta de infraestrutura existente –, começou a investir em sua rede “Superchargers”, voltada ao carregamento dos veículos elétricos e visando dar a seus clientes maior segurança em adquirir os carros da marca. Diferente de outras montadoras, a Tesla, por produzir exclusivamente veículos elétricos, dependia integralmente da rede de recarga. 

    Agora, para uma montadora tradicional, se a rede de recarga é inadequada, o cliente pode simplesmente optar por um veículo a gasolina. Assim, a Tesla teve um incentivo único para investir em uma rede de recarga eficiente e, por isso, não vimos tal fenômeno se repetir com outras indústrias.

    No Brasil, a situação das montadoras BYD e GWM é similar à da Tesla nos seus primórdios. Essas empresas dependem da adoção de veículos elétricos pelos consumidores, ao contrário de outras montadoras que têm uma diversidade maior em seus portfólios. Atualmente, parece que elas estão confiando na infraestrutura existente de recarga, mas em breve podem perceber que isso não será suficiente para acompanhar seus objetivos de crescimento.

    A questão central é: as montadoras devem investir em redes de recarga? A experiência da Tesla sugere que sim, especialmente para empresas cujo foco é exclusivamente em veículos elétricos. Para essas empresas, o investimento em redes de recarga não é apenas uma melhoria no serviço ao cliente, mas também uma estratégia essencial para garantir sua viabilidade e sucesso no mercado.

     

    * Rafael Levy é Co-fundador da 100 Open Startups e Diretor do Centro de Open Innovation Brasil
     

     

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Lalo Salamanca vs Gus Fring Uma Análise do Confronto Mais Tenso da TV

    06/07/2025

    Floripa: As 10 Melhores Praias e o Que Fazer na Ilha da Magia

    06/07/2025

    Magnésio o mineral milagroso que seu corpo precisa

    06/07/2025
    EM DESTAQUE

    Negativa de Cobertura pelo Plano de Saúde: O que Fazer e Como Recorrer

    02/07/20251

    Quer vender para o governo? Desvendamos os segredos para o sucesso!

    02/07/20251

    Como encontrar tratamento sério em SP sem gastar demais

    30/06/20251

    EnerSys anuncia cinco novidades em baterias e carregadores para logística

    28/03/20241

    Lalo Salamanca vs Gus Fring Uma Análise do Confronto Mais Tenso da TV

    06/07/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    5 exercícios secretos para aumentar a potência do seu chute

    27/06/2025

    O Papel das Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDCs) no Futuro

    26/06/2025

    Negativa de Cobertura pelo Plano de Saúde: O que Fazer e Como Recorrer

    02/07/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Visão Nacional.
    • Início
    • Quem Somos
    • Política de Cookies
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    • Contato

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.